Informações educativas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Católicos celebram a Via Sacra durante a Semana Santa



Semana Santa é celebrada, neste ano, entre os dias 5 a 8 de abril. Neste período, os cristãos celebram a morte e ressurreição de Jesus. Por isso, todos os anos a Igreja Católica resgata o caminho feito por Cristo em Jerusalém, desde a condenação até a morte na cruz. Esta história é relembrada, no que a Igreja Católica chama de Via Sacra.

Paróquias, comunidades e escolas fazem a representação da Via Sacra, como uma forma de levar as pessoas a uma reflexão sobre a Páscoa de Cristo e sobre o amor de Deus, que deu a vida do próprio filho, para a salvação da humanidade. Mas para chegar a esse momento, os católicos vivem primeiro um tempo de preparação, que é a Quaresma.

De acordo com a Igreja Católica, a Quaresma representa os 40 dias que Jesus passou no deserto, sofrendo as tentações de Lúcifer (anjo que se inclinou para o mal). Nesse período, que antecede a Semana Santa, os fiéis fazem jejum, penitência e intensificam a vida de oração, para se prepararem para a Páscoa (ressurreição) de Jesus.

Segundo o calendário da Igreja, a Quaresma encerra com a missa de Ramos, que foi celebrada no último domingo (1°), em alusão ao momento em que Jesus sai do deserto e retorna à cidade de Jerusalém.

Depois disso, vem a Semana Santa que termina neste domingo (8), quando é celebrado a Páscoa. Esse período da Via Sacra foi dividido em 15 estações. 
Jangadeiro online

Nenhum comentário: