Informações educativas

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Cearenses fazem parte de equipe brasileira premiada na Olimpíada Internacional de Astronomia


Disputando a décima segunda edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica em Pequim, China, a equipe brasileira conquistou 4 medalhas e uma menção honrosa. Entre os participantes, três são de Fortaleza.

Bruno Piazza, de Campinas (SP), ganhou a medalha de prata. Lucas Pinheiro, de Marília (SP), e Juventino Fonseca, de Recife, ganharam bronze. João Gabriel Stefani, cearense de Fortaleza, também foi premiado com a medalha de bronze. Sarah Melo, também da Capital, recebeu menção honrosa.

A competição terminou neste domingo, 11, reunindo 203 estudantes de 38 países. Foram realizadas provas teóricas, práticas e de análise de dados. A delegação foi acompanhada pelos astrônomos Eugênio Reis, da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), e Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo.

Os estudantes foram selecionados dentre os mais de 90 mil participantes da prova de nível IV da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2017 e passaram por três semanas de treinamento intensivo com astrônomos em Vinhedo (SP), durante o primeiro semestre de 2018.


Nenhum comentário: