Informações educativas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Funções do Agente Educacionais e cursos


Em relação a algumas perguntas dos leitores do blog do Professor Bebel, ele esclarece o seguinte: 

Funções do Agente Educacional: A função básica do Agente Educacional, é uma espécie de Agente de Saúde, ou seja, sua missão é verificar a falta escolar dos alunos da escola o qual é responsável, e após duas faltas, visitar as famílias para ver o que está acontecendo. Quando somente a visita não é o suficiente, ele encaminha o caso para o Conselho Tutelar e/ou a Promotoria de Justiça. Este programa é muito bom, pois granças a ele, o índice de evasão no Ensino Fundamental de Croatá é próximo de zero.

Funções do Monitor de Apoio Escolar: como o próprio nome indica, ele vai servir de apoio nas escolas. Mas sua função principal, é andar no transporte escolar zelando pela integridade dos alunos menores. Hoje, ele é conhecido como Monitor Volante. O mesmo surgiu pela necessidade de implantação da nucleação das escolas  e assim,  a necessidade de transportar alunos muito novos.

Cursos superiores em Croatá: No momento, somente os cursos da UVA/IVA e os do Prof. Melo. Pedagogia, e outros, todos na área de licenciaturas.

Cursos do Prof. Melo em Croatá

O Prof. Melo está com a proposta de ótimos cursos para quem deseja capacitar-se a fim de ficar mais competitivo tanto em vestibulares, como em concursos em geral. O Prof. Bebel já conhece o Prof. Melo de longas datas (os dois são provenientes de Ipueiras)  e atesta a competência e profissionalismo do aludido Professor.

Neste sentido, é que o Prof. Bebel recomenda os cursos, pois eles são Legais juridicamente e, possuem bons profissionais envolvidos. o site dos cursos é: www.viacursos.com

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Apresentação dos Planos de Gestão e Entrevista para a Seleção de Diretor e Coordenador em Croatá



Finalmente o Instituto Cidades marcou o dia de apresentação dos planos de gestão e entrevista aos candidatos da Seleção de Diretores e Coordenadores de Croatá. 

Será neste dia 01/07/2011 a apresentação do Plano, a partir das 9 horas da manhã, na Escola Dom Timóteo. Já as entrevistas, estão marcadas para tarde, a partir das 14 horas.

O Professor Bebel passou na prova para Diretor do Dom Timóteo e está ansioso para apresentar seu plano de Gestão. Ele pede aos leitores do seu blog, que torçam por ele. 

Veja o Edital de convocação, clicando em: http://www.institutocidades.com.br/download.php?file=imagens/concursos/20110629162935.pdf

Resultado do concurso de Croatá

Em relação a uma pergunta que fora feito por um internauta sobre o resultado do Concurso, o Prof. Bebel já postou neste blog, a homologação no Diário Oficial do Estado. Basta acessar a noticia do dia 03/06/2011.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Semana Pedagógica em Croatá e treinamento de funcionários


Em relação a pergunta que fora feita por um internauta acerca do título desta notícia, ainda não está definido as datas. Brevemente no início de julho, quando a administração municipal definir, o Prof. Bebel postará aqui, para que todos fiquem informados.

Aulas de Reforço na EEB Dom Timóteo

Neste dia 25 de junho começou na Escola de Educação Básica Dom Timóteo, as aulas de reforço de Matemática ministradas pelo Professor Rodrigo, universitário do curso de Física em Sobral pela UVA. As aulas são direcionadas para os alunos do 9° ano a fim de que estes saiam-se bem nas avaliações externas que serão realizadas este ano, como o SPAECE e a Prova Brasil.

Estas aulas nasceram da constatação que na última avaliação realizada, os alunos deste Ano só conseguiram alcançar o nível muito crítico, necessitando assim, de uma ajuda extra, para que possam sair-se bem nos diversos descritores que formam  a matriz de referência para a prova.

No início da aula, o Professor Bebel falou para os alunos da importância das aulas para suas vidas, pois alunos mais bem preparados, a aprendizagem é facilitada nas múltiplas áreas do conhecimento. O Professor Bebel espera, que mais alunos participem destas aulas.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Pagamento dos temporários em julho


O projeto que equipara o professor temporário ao efetivo ainda não foi votado na Assembléia Legislativa e, portanto, os professores temporários não receberão os 13% de aumento neste mês. Infelizmente.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Antecipação do 13º Salário - Estado


Na rodada de negociação do dia 06 de junho de 2011, entre o Sindicato-APEOC e o Executivo (Governador, SEDUC e SEPLAG), o Sindicato-APEOC, dentre os pleitos apresentados, reivindicou a antecipação do 13º Salário dos professores e servidores. Na ocasião, o Governador disse que atenderia a reivindicação do Sindicato.

Em face do exposto, informamos à categoria que o pagamento da antecipação do 13º Salário será creditado no dia 22 de junho (próxima quarta-feira, véspera do feriado de Corpus Christi). Portanto, confirmado para a próxima quarta-feira, o pagamento de 50% do décimo terceiro salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. O restante será pago no começo de dezembro. Na semana seguinte à liberação da primeira parcela do 13° Salário, a Secretaria da Fazenda estará pagando também a folha salarial de junho, de acordo com o calendário anual (dia primeiro de julho).

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Proibição de ensaios da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra


Neste dia 15 de junho de 2011, fora publicado no Diário do Nordeste, notícia pertinente as decisões da Promotoria em Croatá, acerca da orquestra filarmônica.

Uma coisa que chamou a atenção do Prof. Bebel, é de uma funcionária que defende as ações do promotor, disse que existiam instituições por perto, e assim, o barulho estava pertubando estas. Sinceramente, deve ser em outro Croatá que é perto, porque neste aqui, não é. Existem sim, tais instituições nas proximidades, e que em tais, não se pode detectar sequer 0,1 decibel de som proveniente deste local, quanto mais, o barulho pertubar as ações desenvolvidas.

O Professor Bebel é fiel defensor desta orquestra, pois o mesmo já percebera que esses alunos possuem bom redimento escolar justamente em função de participarem da mesma e isso servir de motivação para estudar.

O Prof. Bebel acha, que se deveria, em vez de se tentar acabar com projetos culturais que dão certo, era mobilizar os poderes constituídos a fim de se construir um local com a acústica apropriada. Enquanto que todos deveriam era tentar ampliar o Projeto exitoso do sr. Hélio Júnio, visto que é um bem profissional, cultural e principalmente, educativo, frente a repercussão no rendimento escolar dos alunos, e atitudes mesquinhas e isoladas tentam é derrubar, em vez de ajudar a encontrar soluções.

Aqui o Prof. Bebel reproduz a notícia do Diário do Nordeste para todos os leitores deste blog:


Os alunos da Orquestra Filarmônica Estrela da Serra não podem mais ensaiar devido ao barulho
Croatá Segunda-feira pela manhã, os irmãos Danilo e Daniel Ferreira chegavam à sede da ONG Associação Pauta em Arte, neste Município, para mais um dia de ensaio. Eles fazem parte da Orquestra Filarmônica Estrela da Serra, que por decisão do promotor de Justiça da cidade, Ivan Ribeirão Leitão, não pode mais utilizar o espaço para aulas práticas de música. O barulho estava incomodando a vizinhança e, por decisão, as 40 crianças e adolescentes que fazem parte da orquestra estão sem espaço para realizar os ensaios para as futuras apresentações já agendadas.

A decisão do promotor divide opiniões e parte da população já prepara uma manifestação para que o projeto, iniciado em meados do ano 2000 e que já beneficiou mais de 200 crianças, não seja destruído. No Fórum da cidade, a assistente administrativa do órgão, Idaiana Ribeiro, adiantou que as reclamações partiram de moradores de forma individual e que não estava autorizada a fornecer nomes dessas pessoas. Ao mesmo tempo em que reforça que não houve proibição dos ensaios. "Os garotos têm a chave da sede e chegam a qualquer hora do dia e da noite para ensaiar. Numa área onde tem idosos, escolas e hospital perto. Isso acabou por perturbar a vizinhança que, inconformada, procurou a Justiça", disse Idaiana.

Continuidade
Mas parece que a determinação não fará diminuir o som ecoado pelos instrumentos da orquestra. Uma cidade pequena, com uma população estimada em pouco mais de 12 mil habitantes, é muito comum ouvir alguém, de forma individual, tentar aprender em casa o que foi ensaiado na ONG.

O presidente da associação, José Hélio Júnior, disse que a discórdia começou em maio deste ano, após audiência por conta das queixas sobre os ensaios ininterruptos da orquestra. "Foi determinado que os ensaios, a partir daquela data, deveriam ocorrer apenas em horários determinados. Entre 12h e 12h40 e das 17h30 às 18h, em outro local", disse, acrescentando que "o volume dos instrumentos realmente incomoda, mas que deveria ser levado em conta o cunho social do projeto".

O promotor foi procurado pela reportagem, mas não estava na cidade. O número do seu celular foi solicitado, no entanto, não puderam informar, por não terem autorização.

Enquete Ociosidade
"Sem as aulas de músicas, essas crianças vão ficar na ociosidade, o que poderá prejudicá-las futuramente" Osória Rodrigues de Oliveira, Dona de casa

"Não tem condições. O trabalho tem que ser feito em grupo para que haja uma harmonia no que está sendo executado" Gilcimar Silva dos Santos, Músico
Fonte: Diário do Nordeste - 15/06/2011

segunda-feira, 13 de junho de 2011

FDR abre inscrições para o Curso "Agentes Ambientais"

O Prof. Bebel comunica que estão abertas as inscrições para o "Curso Agentes Ambientais" da Fundação Demócrito Rocha.
A questão ambiental ganhou nas últimas décadas, um espaço social relevante fazendo-se presente no cotidiano das pessoas e das instituições. No mundo de hoje, já se coloca a necessidade de refletir e de agir sobre os impactos e ameaças que pesam sobre a qualidade de vida no planeta Terra.

Para realizar sua inscrição e obter mais informações, Clique aqui

Inscrições

  • As inscrições serão realizadas somente através do site www.fdr.com.br/agentesambientais e ficarão abertas até o dia anterior à prova on line. É necessário o número do CPF para realizar a inscrição.

Objetivos

  • Contribuir para a melhoria da compreensão pública sobre mudanças climáticas, educação ambiental e responsabilidade social e ambiental.
  • Conscientizar e informar a sociedade sobre a importância da educação ambiental para a melhoria das condições de vida no planeta Terra.
  • Socializar experiências de educação ambiental bem sucedidas.

Público Alvo

Vagas gratuitas na Universidade Aberta do Nordeste (UANE) podendo se inscrever todo e qualquer cidadão, residente em qualquer região do país ou exterior, independente do grau de escolaridade, nacionalidade, idade, sexo ou etnia


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Aberta seleção de coordenador para Ipueiras

Vaticano rejeita aplicativo de confissão via iPhone. Confissão on-line daria certo?

A 13ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Crateús, divulga chamada pública para preenchimento de vaga para coordenador escolar do Colégio Estadual Otacílio Mota, localizado em Ipueiras.


As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de junho de segunda à sexta feira, no horário de 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30, na sede da Crede localizada na BR 226, km 3 - Bairro dos Venâncios.

Terão prioridade na seleção os candidatos integrantes do Banco de Gestores Escolares, constituídos a partir dos resultados da seleção pública, regulamentada pelo Edital-GAB Nº 002/2008, cuja lista de classificados foi publicada na Portaria Nº 152/2009 –GAB/SEDUC, publicada no Diário Oficial de 03 de abril de 2009, página 15.

Para mais detalhes, leia o Edital.http://portal.seduc.ce.gov.br/images/coord_escolar.pdf

Convocação dos aprovados no Concurso Público de Croatá


O Professor Bebel esclarece a todos, que o chamamento do Concurso Público de Croatá já está acontecendo. A prefeitura seguirá rigorosamente a ordem de classificação e, já está enviando as cartas convocativas para os candidatos se apresentarem no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura. 

Já os professores, a data para que os mesmos possam assumir, está prevista para agosto. A lotação obedecerá os locais que tem carência das áreas a que cada candidato se submeteu.

O importante é que cada candidato tenha em mente, que a Prefeitura enviará as cartas convocativas, registradas, para a data do endereço que os mesmos declararam no momento da inscrição do concurso.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Chegou na Assembléia Legislativa mensagem que equipara a remuneração dos professores temporários a dos professores efetivos

A Mensagem nº 7259/11, assinada pelo Governador na Audiência com o Sindicato-APEOC, no último dia 06 de junho, que dispõe sobre a equiparação da remuneração dos professores contratatos por tempo determinado a dos efetivos graduados em inicio de carreira foi lida no expediente na sessão desta quarta-feira (08/06) e iniciou tramitação na Assembleia Legislativa. O Sindicato-APEOC tem insistido na valorização dos profissionais da educação, seja ele efetivo ou contratado temporariamente. 

Essa é uma vitória de todos os educadores, posto ser inadmissível a precarização das relações de trabalho dos professores e servidores da educação.
A vitória não é apenas por garantir um ganho imediato com a equiparação salarial  e sim por estender os ganhos reais remuneratórios concedidos aos professores efetivos graduados aos professores temporários. É dizer qualquer ganho salarial conquistado pelos professores efetivos será estendido aos professores contratados por tempo determinado.

E nesse contexto de discussão do Piso e Plano de Carreira é muito importante, principalmente por já ter sido assegurado pelo Governador na audiência do dia 06 de junho que o ganho remuneratório mínimo do professor graduado efetivo no Plano de Carreira,  será de no mínimo 45%, percentual esse que também será estendido aos professores contratados temporariamente.

Suspenso o concurso da Prefeiutura de Ibiapina

O concurso público para preenchimento de diversos cargos em Ibiapina foi suspenso pela Justiça. A suspensão aconteceu nesta terça-feira (7),  em atenção a uma ação cautelar preparatória de ação civil pública ajuizada promotor de Justiça Venusto da Silva Cardoso, do Ministério Público Estadual em Ibiapina.

O Ministério Público requereia a anulação da licitação ou contrato administrativo e de todos os atos decorrentes, tendo em vista a inidoneidade técnica e moral da empresa executora do certame: o Instituto Nordestino de Educação Políticas, Administrativas e Sociais Ltda (Inepas).

De acordo com o promotor, após a decisão cautelar tem-se o prazo de 30 dias para ajuizamento da ação principal. O concurso já havia sido anulado uma vez por recomendação do próprio Ministério Público, tendo em vista a falhas na segurança das provas devido à ausência de lacres nas bolsas de armazenamento, constatada nas Atas das provas aplicadas. Após, foram reaplicadas novas provas e outros problemas vieram a ocorrer.

Segundo o teor da ação, foram constatadas as seguintes irregularidades, que comprovam inidoneidade técnica e moral da Inepas: problemas detectados na certificação de lacre das provas e na elaboração do seu conteúdo; suposto beneficiamento direto de parentes que ocupam cargos na Prefeitura em flagrante nepotismo; aplicação de novas provas e problemas de conteúdo de prova divergente do edital e extrema desorganização; e graves problemas de publicação do resultado do certame.

Foram observadas notas alteradas aleatoriamente pela empresa sem alteração do gabarito definitivo; diferentes tipos de cartões respostas; grave violação no cômputo dos pontos dos candidatos; falta de controle de acesso de pessoas ao local da prova; suposto beneficiamento de servidores lotados na Prefeitura Municipal de Ibiapina-CE.

Constatou-se que 57% dos aprovados ou classificados são servidores públicos do município, havendo ausência de repostas dos recursos impetrados pelos candidatos.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Audiência do Sindicato-APEOC com o governador

As etapas de negociações diretas entre o Executivo e o Sindicato APEOC tiveram nesta 2ª feira, 06 de junho, mais uma rodada de longos debates que seguiu de alguns encaminhamentos e definições. Na reunião o Governador Cid Gomes, a Secretaria de Educação e Secretaria de Planejamento – SEPLAG, apresentaram após cobrança da executiva de nossa entidade sindical, as linhas gerais das respostas do Governo em relação as reivindicações apresentadas pela categoria para cumprimento da Lei do Piso e a readequação do Plano de Carreira do Magistério.

Efetivação de reivindicações

  1. Assinatura do Decreto da Progressão funcional de 2009 e 2010 para 100% dos aptos e envio para o Diário Oficial. Implantação na folha de junho e pagamento do retroativo a partir de julho, em 05 parcelas mensais beneficiando aproximadamente 5.000 (cinco mil) professores com ganhos imediatos de até 10%;
  2. Assinatura do Projeto de Lei que garante que o professor contratado temporariamente graduado receba salário igual aos professores efetivos igualmente graduados e reajuste já em junho de 13% e novo reajuste com o Plano de Carreira de no mínimo 45%;
  3. Assinatura nomeação de 457 professores concursados. Todos os concursados aprovados (classificáveis e classificados) foram convocados durante a vigência do concurso;
  4. Antecipação de 50% 13º Salário para o mês de junho;
  5. Computador – encaminhamento do projeto para a Assembléia legislativa com 50% garantido pelo governo e 50% financiado com juros mais baixos pela CEF para os professores ativos, aposentados e temporários de forma opcional
     
    Pontos críticos
    • Reserva 1/3 da jornada de trabalho para atividades extra classe. Disse que quer ver o acórdão para se manifestar oficialmente;
    • Interstício de 5% (Governador quer ver impacto na proposta de 4%);
    • Valor do piso proposto pelo Governo é de R$ 1.187,00 na referência 01 do professor de nível médio;
    • Professores Especialistas, Mestres e Doutores - Índices em discussão.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Concurso Público de Croatá

Informamos a todos que o resultado pós recurso e a análise de títulos do concurso público de Croatá já foram concluídos,
o resultado final será homologado e publicado até sexta feira, 03 de junho de 2011 no Diário Oficil do Estado e, estará disponível para  consulta no flanelógrafo da Prefeitura de Croatá na mesma data

As convocações dos candidatos aprovados serão enviadas ao endereço informado pelo candidato no ato da inscrição.

Maiores informações falar com a Comissão do Concurso
End. Sede da Prefeitura de Municipal de Croatá
Rua Manoel Braga,573-Caroba.
Tel.: (88) 3659-1164

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Reunião do Sindicato Apeoc com o governo neste último dia 30 de maio


Nesta 2ª feira 30/5 ocorreu a programada reunião da Comissão Especial de Valorização do Magistério, conquistada pelo Sindicato APEOC por injunções no Ministério Público, mobilizações e articulações no Legislativo e Executivo. A referida Comissão é paritária  com 4 representantes do governo e 4 representantes do Sindicato APEOC, tendo o Ministério público como árbitro do processo.
Na reunião os dirigentes do Sindicato APEOC, de início cobraram informações sobre os pontos relativos às cobranças da pauta 2010 que foram definidos para resolução na audiência do dia 9 de maio com o governador Cid Gomes:
  • PAGAMENTO DAS PROGRESSÕES HORIZONTAIS 2009 E 2010 - RETROATIVO-SEM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E PARA 100% DOS APTOS - reserva de recursos feitos,decreto pronto para assinatura do governador e folhas sendo preparadas para cumprir prazos. (FOLHA DE JUNHO QUE É PAGA EM JULHO)
  • NIVELAMENTO SALARIAL DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS COM OS EFETIVOS COM REAJUSTE JÁ DE 13% - Projeto pronto está na PGE para ser encaminhado ao Governador e em seguida para Assembléia. Foi reafirmado compromisso de pagamento na folha de junho que é paga em julho. Com esta Lei ficará garantida a paridade entre temporários e efetivos em início de carreira. GRANDE VITÓRIA NA VALORIZAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS.
  • COMPUTADOR DO EDUCADOR - Nesta 3ª feira 31/5 haverá reunião entre CEF,SEDUC e Sindicato APEOC para dar prosseguimento aos encaminhamentos sobre a distribuição dos computadores. O Sindicato APEOC garantiu a inclusão dos professores temporários e aposentados no projeto que foi importante avanço, mas, continua lutando para um maior comprometimento financeiro do executivo no projeto.
  • REAJUSTE DIFERENCIADO 2010 - Reafirmado o compromisso de cumprimento da reivindicação. O Sindicato cobra apresentação de proposta para este ítem em separado da negociação do Plano e Piso.