Informações educativas

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Conselho de Ética encerra sessão sem ler relatório sobre cassação de Cunha


O Conselho de Ética encerrou esta quinta-feira (19) sem conseguir fazer a leitura do parecer do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) pelo prosseguimento do processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Sem a leitura do relatório, a continuidade das investigações contra o deputado não foram colocadas em votação.

O conselho chegou a se reunir por duas vezes hoje, mas manobras de aliados de Cunha atrasaram o andamento da reunião e uma decisão da Mesa da Câmara chegou a cancelar as medidas adotadas na primeira sessão do conselho, pela manhã.

Os membros do conselho voltaram a se reunir à tarde, mas a sessão foi encerrada por volta das 14h30 pelo presidente da comissão, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA). Segundo Araújo, a decisão foi tomada porque ele tinha a informação de que Cunha pretendia estender as votações no plenário da Câmara até as 18h. As comissões não podem funcionar ao mesmo tempo em que ocorre a votação da ordem do dia.

"Encerrei [a sessão] para não passar por cima do regimento", disse Araújo. Uma nova reunião foi marcada para a próxima terça-feira (24), quando será lido o voto de Pinato pela continuidade das investigações. Nesta fase do processo, é apenas analisado se há elementos na denúncia que autorizem sua tramitação no Conselho de Ética. (Uol)

Nenhum comentário: