Informações educativas

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Lucinda Azevedo: uma cearense que universaliza o gosto pela leitura


Cearense da Serra da Ibiapaba, a mil metros de altitude, município de Guaraciaba do Norte, Lucinda Azevedo está à frente da editora IMEPH, focada em livros na área educacional. Audaciosa, a empresária procura sempre novidade, qualidade e novos horizontes para atuar dentro da literatura.

Lucinda e o escritor José Santos também estão planejando o lançamento de obra na Embaixada de Portugal em Brasília. A data exata está sendo definida.

Fortaleza – Graduada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Gestão Pública, Lucinda se voltou para a área educacional. Desde que foi cursar a faculdade, em 1987, a empresária vive em Fortaleza, cidade onde trabalha muito, mas não deixa de comer caranguejo e tomar cerveja na praia, fazer caminhadas e desfrutar da companhia de amigos.

A diretora geral da IMEPH destaca que o Ceará é um estado dinâmico, resistente e empreendedor. “A menor capitania passou a ser um dos estados mais importantes do Nordeste. Hoje somos um exemplo em Educação”, explica. Os autores preferidos de Lucinda Azevedo são os da Editora que dirige, “porque eles escrevem muito bem e estão sempre antenados com as necessidades literárias, artísticas, culturais, pedagógicas dos nossos alunos. Incluo neste rol Ariano Suassuna, Jorge Amado e Ferreira Gullar”.

Hoje, a editora IMEPH tem cerca de 450 títulos publicados, 90% dos quais escritos por autores nordestinos. A empresa não nasceu de um projeto pré-pronto. “Isto foi se construindo na prática, conforme as demandas.

IMEPH – A Editora está sediada em Fortaleza, mas tem filial em Recife e presença significativa no Piauí, no Maranhão, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Alagoas e na Bahia. Está sendo expandida e em breve deve chegar em  Roraima. Possui 30 colaboradores diretos e muitos distribuidores parceiros. O livro “Uma Viagem a Portugal” foi lançado na Bienal do Rio, com a presença de Maurício de Sousa, com uma tiragem de 5 mil exemplares.

Nas Ondas da Leitura – Realizado pela IMEPH, a iniciativa visa fomentar e potencializar o gosto pela leitura, formando leitores. A editora também realiza os projetos Aprender Construindo- Educação Infantil,  Aprender Construindo- Alfabetização na Idade Certa e o Brasil Afro-brasileiro e Indígena,  que visa atender a Lei n° 11.645/2008, que prevê o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Nenhum comentário: