Informações educativas

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Croatá é município eficiente na gestão pública, está em 1º lugar na Serra diz estudo promovido pelo jornal Folha de São Paulo


O Jornal Folha de São Paulo fez uma pesquisa em todo o pais sobre o ranking dos municípios mais eficientes. De um total de 5.281 municípios,  Croatá ficou na 667ª posição e foi considerado um município de Gestão eficiente, pois sua nota foi 0,552.  Somente 24% dos municípios foram considerados eficientes, que são os que possuem nota acima de 0,5. Eles avaliam o recurso gasto e os resultados obtidos, que no caso, Croatá sendo um município pobre e com poucos recursos foi considerado que realiza um ótimo serviço.

Como se pode observar, dos 3 itens avaliados - Educação, Saúde e saneamento, a melhor nota é para Educação 0,631, seguido de Saúde com 0,547  e seguido de saneamento, com 0,575. Este indicador coincide com o índice Firjan, que em fevereiro julgou Croatá com nota muito boa na saúde. No caso, eles avaliam a gestão com poucos recursos e a oferta dos serviços. 

Colocando-se os 5.281 municípios a maioria (71%) não são eficientes, e 5% ineficientes. Croatá é dos 1.267 considerados com boa gestão.

O Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.

Na Serra da Ibiapaba, Croatá está com a melhor nota no ranking em termos de administração eficiente, 1º lugar geral.  Está em primeiríssimo lugar, desbancando até Viçosa, que até pouco tempo era a menina dos olhos. 


Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Pesquisa nacional do Datafolha mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras. 

A matéria foi publicada nesta segunda-feira (29/08) e você pode lê-la completa clicando aqui. Pode também consultar a posição de seu município, clicando aqui.

Nenhum comentário: