Informações educativas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

'Nem gosto muito de química', diz vencedora de olimpíada brasileira


Aluna do interior do Ceará, Débora Letícia Nogueira, 15 anos, venceu 161 mil candidatos e tirou nota máxima na Olimpíada Brasileira de Química Júnior deste ano. Débora e outros dois competidores, um de Brasília e outro de Fortaleza, obtiveram as maiores notas na Olimpíada.

“Química nem é a matéria que eu mais gosto, mas meu professor me influenciou e me inscrevi”, explica a vencedora. A aluna do 9º ano da Escola Modelo de Iguatu disse que o resultado animou toda a família e a direção do colégio, que chegou a soltar fogos de artifício e preparar uma cerimônia para a entrega da medalha. Ao todo, 164 mil estudantes do ensino médio de todo o país disputaram a Olimpíada.

Na primeira fase da competição, composta por 20 questões objetivas, Débora conseguiu uma nota acima da média. Na segunda fase, que aconteceu em outubro e com questões subjetivas, ela repetiu o desempenho e confirmou o favoritismo criado pela família.

“Já esperávamos um resultado bom, mas mesmo assim ficamos muitos felizes quando anunciaram”, conta. Essa foi a segunda vez que Débora participou da Olimpíada. Em 2010, ela havia ganhado uma menção honrosa e disse que se sentiu motivada para tentar novamente esse ano.

G1

Nenhum comentário: