Informações educativas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Proibição de ensaios da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra


Neste dia 15 de junho de 2011, fora publicado no Diário do Nordeste, notícia pertinente as decisões da Promotoria em Croatá, acerca da orquestra filarmônica.

Uma coisa que chamou a atenção do Prof. Bebel, é de uma funcionária que defende as ações do promotor, disse que existiam instituições por perto, e assim, o barulho estava pertubando estas. Sinceramente, deve ser em outro Croatá que é perto, porque neste aqui, não é. Existem sim, tais instituições nas proximidades, e que em tais, não se pode detectar sequer 0,1 decibel de som proveniente deste local, quanto mais, o barulho pertubar as ações desenvolvidas.

O Professor Bebel é fiel defensor desta orquestra, pois o mesmo já percebera que esses alunos possuem bom redimento escolar justamente em função de participarem da mesma e isso servir de motivação para estudar.

O Prof. Bebel acha, que se deveria, em vez de se tentar acabar com projetos culturais que dão certo, era mobilizar os poderes constituídos a fim de se construir um local com a acústica apropriada. Enquanto que todos deveriam era tentar ampliar o Projeto exitoso do sr. Hélio Júnio, visto que é um bem profissional, cultural e principalmente, educativo, frente a repercussão no rendimento escolar dos alunos, e atitudes mesquinhas e isoladas tentam é derrubar, em vez de ajudar a encontrar soluções.

Aqui o Prof. Bebel reproduz a notícia do Diário do Nordeste para todos os leitores deste blog:


Os alunos da Orquestra Filarmônica Estrela da Serra não podem mais ensaiar devido ao barulho
Croatá Segunda-feira pela manhã, os irmãos Danilo e Daniel Ferreira chegavam à sede da ONG Associação Pauta em Arte, neste Município, para mais um dia de ensaio. Eles fazem parte da Orquestra Filarmônica Estrela da Serra, que por decisão do promotor de Justiça da cidade, Ivan Ribeirão Leitão, não pode mais utilizar o espaço para aulas práticas de música. O barulho estava incomodando a vizinhança e, por decisão, as 40 crianças e adolescentes que fazem parte da orquestra estão sem espaço para realizar os ensaios para as futuras apresentações já agendadas.

A decisão do promotor divide opiniões e parte da população já prepara uma manifestação para que o projeto, iniciado em meados do ano 2000 e que já beneficiou mais de 200 crianças, não seja destruído. No Fórum da cidade, a assistente administrativa do órgão, Idaiana Ribeiro, adiantou que as reclamações partiram de moradores de forma individual e que não estava autorizada a fornecer nomes dessas pessoas. Ao mesmo tempo em que reforça que não houve proibição dos ensaios. "Os garotos têm a chave da sede e chegam a qualquer hora do dia e da noite para ensaiar. Numa área onde tem idosos, escolas e hospital perto. Isso acabou por perturbar a vizinhança que, inconformada, procurou a Justiça", disse Idaiana.

Continuidade
Mas parece que a determinação não fará diminuir o som ecoado pelos instrumentos da orquestra. Uma cidade pequena, com uma população estimada em pouco mais de 12 mil habitantes, é muito comum ouvir alguém, de forma individual, tentar aprender em casa o que foi ensaiado na ONG.

O presidente da associação, José Hélio Júnior, disse que a discórdia começou em maio deste ano, após audiência por conta das queixas sobre os ensaios ininterruptos da orquestra. "Foi determinado que os ensaios, a partir daquela data, deveriam ocorrer apenas em horários determinados. Entre 12h e 12h40 e das 17h30 às 18h, em outro local", disse, acrescentando que "o volume dos instrumentos realmente incomoda, mas que deveria ser levado em conta o cunho social do projeto".

O promotor foi procurado pela reportagem, mas não estava na cidade. O número do seu celular foi solicitado, no entanto, não puderam informar, por não terem autorização.

Enquete Ociosidade
"Sem as aulas de músicas, essas crianças vão ficar na ociosidade, o que poderá prejudicá-las futuramente" Osória Rodrigues de Oliveira, Dona de casa

"Não tem condições. O trabalho tem que ser feito em grupo para que haja uma harmonia no que está sendo executado" Gilcimar Silva dos Santos, Músico
Fonte: Diário do Nordeste - 15/06/2011

Um comentário:

Anônimo disse...

chega a dar pena! uma pessoa que não tem controle da própria boca tecer comentários de um assunto como este. cuida da sua vida bebel... vc precisa de uma ocupação séria, e não se tornar o defensor dos fracos e oprimido, vamos combinar não é sua praia... kkkkkkkkkkk